A importância da limpeza da caixa de água


 

A limpeza da caixa d'água das residências é fundamental para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias, para reservar água. A contaminação da água põe em risco a saúde e provoca doenças como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras. No Brasil, 70% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água.

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio este período torna-se ideal para realizar a limpeza, em função do consumo reduzido. As caixas d’água são reservatórios essenciais para garantir o abastecimento quando o sistema de distribuição sofre alguma interferência, seja climática ou decorrente de ações de manutenção. 

Algumas dicas

 

Tampe bem sua caixa de água

Por questão de saúde pública, as caixas de água devem estar bem tampadas para que não haja surto de dengue, que inclusive, pode ser mortal.

O verão é a estação do ano em que o mosquito da dengue procura água limpa e parada para se reproduzir.

A tampa das caixas é essencial para garantir a qualidade da água, especialmente para que ela não se misture com a chuva. Caso a peça original quebre ou trinque por algum motivo, é possível comprar apenas a tampa em lojas de material de construção.

 

Na hora de comprar uma tampa para sua caixa de água, meça a largura dela, e de preferência, compre da mesma marca da caixa de água original. Assim, ela encaixará perfeitamente e sua água não correrá risco de ser contaminada por animais, insetos ou pela água da chuva, que muitas vezes parece limpa, mas que contém diversos poluentes (chamada de chuva ácida), principalmente em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Limpeza fácil da sua caixa
de água 

A limpeza da caixa de água , apesar de trabalhosa, é fácil. Uma limpeza profissional pode lhe dar um melhor resultado. Durante o serviço, a utilização de luvas e sapatos de borracha pode prevenir algumas infecções. Vale sempre tomar medidas de segurança.

 

Veja também:
Medidas preventivas contra insetos
Por que fazer a dedetização em sua residência?
Higienização para o seu negócio